Educação em serviço: estratégia para a administração segura de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.13Palabras clave:
Erros de medicação, Enfermagem, Segurança do pacienteResumen
A insegurança no sistema de medicação é um problema de saúde pública que além dos danos à saúde do paciente, gera prejuízo econômico por custos desnecessários, visto que os erros são evitáveis. Este estudo objetiva descrever a experiência do desenvolvimento de uma oficina de educação permanente para a segurança na administração de medicamentos. Trata-se de um relato de experiência realizado em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte. O público-alvo foi a equipe de enfermagem composta por 32 colaboradores. A ação educativa utilizou como base pedagógica a Teoria da Problematização. Como resultado, os participantes identificaram três categorias referentes aos problemas e apontaram quatro categorias de soluções/ barreira de segurança. Em relação à palavra síntese, as mesmas foram agrupadas, posteriormente, em três categorias conforme seu sentido denotativo. Conclui-se que a ação educativa proporcionou momentos de reflexão acerca das práticas assistenciais e gerenciamento de seus riscos, além de tornar os participantes sujeitos ativos na busca de soluções das problemáticas. Ademais, recomenda-se, a partir dessa experiência, a educação permanente como estratégia fomentadora de práticas seguras baseadas em evidências científicas e boas condutas.Descargas
Publicado
2015-11-27
Número
Sección
Artigos de Relato de Experiência
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.