Xerostomia: Desenvolvimento de uma bala com potencial sialogogo
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.3Palavras-chave:
Xerostomia, Potencial sialogogo, Balas mastigáveis, SalivaResumo
A xerostomia, conhecida como boca seca, pode ser uma consequência ou não do declínio ou interrupção da função das glândulas salivares com redução do fluxo salivar cujas consequências podem comprometer o estado nutricional e a saúde do indivíduo. A proposta deste estudo foi desenvolver uma bala mastigável acrescida de ingredientes funcionais e sialogogos. Foram desenvolvidas três formulações de balas com sabores de tangerina, morango e menta. Realizaram-se análise sensorial através da aplicação do Teste de Aceitação com escala hedônica de nove pontos, variando de desgostei muitíssimo até gostei muitíssimo, considerando os atributos aparência, sabor, textura e aroma, análises microbiológicas e físico-químicas. As amostras analisadas adequaram-se a legislação brasileira nos parâmetros microbiológicos e as análises físico-químicas revelaram uma bala apresentando 308 kcal/100g, sendo 23,69 % proveniente de proteínas. Quanto à análise sensorial os atributos aparência e textura não apresentaram diferença entre as balas, no entanto a bala de sabor morango diferiu estatisticamente das demais no atributo aroma e, quanto ao atributo sabor todas as balas foram diferentes e, a de sabor morango foi a preferida pelo painel de 104 pessoas não treinadas. Os resultados obtidos sugerem que a bala pode ser um produto inovador benéfico e bem aceito por pacientes com xerostomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.