Xerostomia: Desenvolvimento de uma bala com potencial sialogogo
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.3Palabras clave:
Xerostomia, Potencial sialogogo, Balas mastigáveis, SalivaResumen
A xerostomia, conhecida como boca seca, pode ser uma consequência ou não do declínio ou interrupção da função das glândulas salivares com redução do fluxo salivar cujas consequências podem comprometer o estado nutricional e a saúde do indivíduo. A proposta deste estudo foi desenvolver uma bala mastigável acrescida de ingredientes funcionais e sialogogos. Foram desenvolvidas três formulações de balas com sabores de tangerina, morango e menta. Realizaram-se análise sensorial através da aplicação do Teste de Aceitação com escala hedônica de nove pontos, variando de desgostei muitíssimo até gostei muitíssimo, considerando os atributos aparência, sabor, textura e aroma, análises microbiológicas e físico-químicas. As amostras analisadas adequaram-se a legislação brasileira nos parâmetros microbiológicos e as análises físico-químicas revelaram uma bala apresentando 308 kcal/100g, sendo 23,69 % proveniente de proteínas. Quanto à análise sensorial os atributos aparência e textura não apresentaram diferença entre as balas, no entanto a bala de sabor morango diferiu estatisticamente das demais no atributo aroma e, quanto ao atributo sabor todas as balas foram diferentes e, a de sabor morango foi a preferida pelo painel de 104 pessoas não treinadas. Os resultados obtidos sugerem que a bala pode ser um produto inovador benéfico e bem aceito por pacientes com xerostomia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.