Equilíbrio postural: correlações com desempenho motor e variáveis antropométricas em crianças de 4 a 10 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.16Palavras-chave:
Equilíbrio postural, Criança, Atividade motora, Esforço físicoResumo
O objetivo desse trabalho foi verificar a correlação entre as variáveis do centro de pressão durante a posição ereta quieta com o teste de impulsão horizontal e com o teste de salto lateral em crianças de 4 a 10 anos de idade. Participaram do estudo 153 crianças de 4 a 10 anos de idade. Os testes motores foram o de impulsão horizontal (JOHNSON e NELSON, 1979) e o teste de saltos laterais da bateria KTK (Körper Koördinationstest für Kinder) de Kiphard e Schilling (1974). A estabilometria foi realizada com uma plataforma de força AccuSway Plus AMTI (Advanced Mechanical Technologies, Inc). Para análise dos dados utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson, após verificada a normalidade dos dados com o teste Shapiro-Wilk. De acordo com os resultados, tanto a força explosiva de membros inferiores, quanto a coordenação e agilidade, avaliadas pelos testes motores, melhoraram com o aumento da idade cronológica. A mesma tendência ocorreu com os valores do equilíbrio postural. As variáveis do equilíbrio postural tiveram correlações significativas com os resultados dos testes motores, sendo elas, em sua maioria, moderadas. As correlações foram mais fortes para os saltos laterais do que para o salto horizontal. A idade mostrou correlações mais fortes com as variáveis do equilíbrio do que estatura e massa corporal enquanto o IMC teve correlação significativa apenas com a variável velocidade média do COP, porém essa correlação foi fraca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.