Equilíbrio postural: correlações com desempenho motor e variáveis antropométricas em crianças de 4 a 10 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.16Palabras clave:
Equilíbrio postural, Criança, Atividade motora, Esforço físicoResumen
O objetivo desse trabalho foi verificar a correlação entre as variáveis do centro de pressão durante a posição ereta quieta com o teste de impulsão horizontal e com o teste de salto lateral em crianças de 4 a 10 anos de idade. Participaram do estudo 153 crianças de 4 a 10 anos de idade. Os testes motores foram o de impulsão horizontal (JOHNSON e NELSON, 1979) e o teste de saltos laterais da bateria KTK (Körper Koördinationstest für Kinder) de Kiphard e Schilling (1974). A estabilometria foi realizada com uma plataforma de força AccuSway Plus AMTI (Advanced Mechanical Technologies, Inc). Para análise dos dados utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson, após verificada a normalidade dos dados com o teste Shapiro-Wilk. De acordo com os resultados, tanto a força explosiva de membros inferiores, quanto a coordenação e agilidade, avaliadas pelos testes motores, melhoraram com o aumento da idade cronológica. A mesma tendência ocorreu com os valores do equilíbrio postural. As variáveis do equilíbrio postural tiveram correlações significativas com os resultados dos testes motores, sendo elas, em sua maioria, moderadas. As correlações foram mais fortes para os saltos laterais do que para o salto horizontal. A idade mostrou correlações mais fortes com as variáveis do equilíbrio do que estatura e massa corporal enquanto o IMC teve correlação significativa apenas com a variável velocidade média do COP, porém essa correlação foi fraca.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.