Satisfação dos Usuários com o Tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas

Autores

  • Débora Biffi FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO
  • Cintia Nasi Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.29

Palavras-chave:

Saúde mental, Enfermagem, Usuários de Substâncias Psicoativas

Resumo

Objetivo: este estudo teve como objetivo compreender a satisfação dos usuários sobre o atendimento recebido em um Centro de Atenção Psicossociais Álcool e outras Drogas (CAPSad).

Método: Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou o referencial teórico-metodológico da sociologia fenomenológica. O estudo foi realizado em um CAPSadIII de Porto Alegre e foram entrevistados 15 usuários em março de 2014.

Conclusão: Através da análise fenomenológica evidenciou-se que os usuários sentem-se satisfeitos com o CAPSad, nas esferas do ambiente, assistência e tratamento prestado. Com o estudo, observou-se que os vínculos criados entre usuários e trabalhadores no CAPSad são capazes de favorecer a efetividade do tratamento prestado indo ao encontro das necessidades dos usuários.

Biografia do Autor

Débora Biffi, FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO

Enfermeira Especialista em Saúde Mental, Professoa Mestra em Enfermagem, curso de Graduação, Faculdade Cenecista de Osório/RS. Rua Protásio Alves 7355, Bairro Petrópolis, Cep 91310003, Porto Alegre (RS), Brasil. E-mail: biffidebora@yahoo.com.br.

Cintia Nasi, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA

Enfermeira, Professora Doutora em Enfermagem, Curso de Graduação, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA. Porto Alegre (RS), Brasil. E-mail: cintianasi@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais