Padrão alimentar de adolescentes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1, atendidos no ambulatório de um centro de referência de Porto Alegre/RS.
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.30Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Adolescentes, Comportamento Alimentar, Álcool, Carboidratos da DietaResumo
Objetivo: a pesquisa tem por objetivo identificar o padrão alimentar de pacientes adolescentes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1).
Metodologia: estudo transversal, com abordagem predominantemente quantitativa, cujos dados foram coletados entre setembro e outubro de 2014, através de um questionário misto aplicado a 88 pré-adolescentes e adolescentes na faixa etária entre 10 a 18 anos incompletos, atendidos no ambulatório de um centro de referência de Porto Alegre/RS.
Resultados: dentre os resultados obtidos, destaca-se que 67% dos pesquisados encontram algum grau de dificuldade em realizar a contagem de carboidrato, terapêutica adequada para pacientes insulinodependentes. O método utiliza a quantidade de carboidrato presente no alimento, informação contida na sua rotulagem, porém a análise revelou que 83% dos adolescentes nunca leem a tabela nutricional contida nos rótulos dos alimentos. A pesquisa demonstra, de modo preocupante, que 7% da amostra não monitora a glicemia antes da ingestão de bebida alcoólica.
Conclusão: mesmo conscientes da necessidade de adoção de hábitos alimentares saudáveis, os sujeitos do estudo tendem a desviar-se de sua dieta ideal, além de não utilizarem as ferramentas dietéticas disponíveis para o controle glicêmico adequado, em especial a contagem de carboidratos. Tais achados mostram a necessidade de um acompanhamento mais efetivo e a busca de novas abordagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.