A Percepção das Práticas de Acolhimento aos Familiares em Hospital de Pronto-Socorro Sob Perspectiva da Equipe Multidisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.31Palavras-chave:
Humanização, Acolhimento, Família, Profissionais, HospitalResumo
Este artigo busca compreender a percepção dos profissionais referente às práticas de acolhimento em Hospital de Pronto-socorro. Procurou-se discorrer acerca de características sobre humanização, buscando compreender a percepção do cuidado destes profissionais. Entende-se que todas as pessoas que chegam a um serviço de saúde devem ter sua necessidade reconhecida, bem como obter uma resposta imediata à sua situação, ainda que esta venha na forma de orientação. Esta pesquisa tem por objetivo a compreensão de fatores que contribuem para perpetuação de falhas no sistema de acolhimento com relação às percepções dos multiprofissionais de saúde sobre os processos de acolhimento aos familiares em Hospital de Pronto-socorro da região metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada mediante entrevista com 15 profissionais. Os dados foram desenvolvidos conforme a técnica de análise de conteúdo de Minayo, as categorias encontradas foram humanização, acolhimento, relações familiares. Os resultados apontam que os profissionais precisam reconhecer o acolhimento como um instrumento para reestruturar e redefinir a atenção em saúde aos familiares em Hospital de Pronto-socorro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.