A Construção de Materiais e a Utilização de Espaços Alternativos para o Ensino do Atletismo

Autores/as

  • Jacob Alfredo Iora Universidade Federal de Santa Maria
  • Mariuccia Cavallari Fiorenza Universidade Federal de Santa Maria
  • Kairam Ramos Rios Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodolfo Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina-

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.32

Palabras clave:

Educação Física, Atletismo, Possibilidades Pedagógicas, Materiais Alternativos

Resumen

O presente estudo expressa possibilidades pedagógicas envolvendo a construção e a utilização de materiais alternativos em aulas de atletismo escolar. Entende-se por material alternativo qualquer recurso didático que pode ser construído e/ou utilizado no espaço da aula. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva com base fenomenológica sobre a construção e a utilização de materiais empregados na Educação Física envolvendo o conteúdo do atletismo. O estudo permitiu desenvolver possibilidades didático-pedagógicas, contribuindo para a formação e atuação dos professores de Educação Física, com o intuito de desmistificar as limitações impostas para atletismo no âmbito escolar, nas questões de falta de materiais e infraestrutura considerada adequada.

 

Biografía del autor/a

Jacob Alfredo Iora, Universidade Federal de Santa Maria

Trabalhou como professor de atletismoFundação Ângelo Bozzetto de 2011 à 2013, Professor do programa Forças no Esporte (PROFESP) ecomo professor substituto (40 horas) no CEFD/UFSM, 2013 à 2015. Atualmente trabalha comoprofessor é Professor do Magistério Estadual na Escola de Educação Básica General Osório IbirubáRS.

Mariuccia Cavallari Fiorenza, Universidade Federal de Santa Maria

 

Graduada em Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria -

Kairam Ramos Rios, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Educação Física – Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria

Rodolfo Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina-

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2016-11-25

Número

Sección

Artigos Originais