Perfil socioeconômico de profissionais catadores de quatro cooperativas de resíduos sólidos da região metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.33Palavras-chave:
Perfil socioeconômico, Catadores, ReciclagemResumo
A urbanização e o crescimento da população provocaram o surgimento de um dos maiores problemas ambientais da nossa geração: a produção imensurável de resíduos sólidos. Percebendo esta oportunidade de trabalho e renda, surge o profissional catador, desde sua atuação individual até a sua organização em associações ou cooperativas de reciclagem. Após mais de uma década de sua formalização, não se tem um perfil deste profissional que atua diretamente com a gestão de resíduos. O objetivo deste artigo é descrever o perfil socioeconômico dos catadores da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Para o levantamento dos dados desta investigação, foi aplicada uma entrevista fechada com 50 catadores para construção do perfil socioeconômico. Realizou-se uma entrevista individual baseada no questionário socioeconômico segundo os parâmetros estabelecido por Behs. Os resultados apontam a feminização do trabalho, a precariedade na escolaridade, porém uma renda que possibilita a permanência destes trabalhadores nos galpões de reciclagem. O profissional catador não investe em formação ou qualificação do seu trabalho, entretanto mantém-se de maneira digna, com renda e possibilidade de atuação a partir dos valores construídos no cooperativismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.