Perfil socioeconómico de los cuidadores profesionales de cuatro cooperativas de residuos sólidos en la región metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.33Palabras clave:
Perfil socioeconômico, Catadores, ReciclagemResumen
A urbanização e o crescimento da população provocaram o surgimento de um dos maiores problemas ambientais da nossa geração: a produção imensurável de resíduos sólidos. Percebendo esta oportunidade de trabalho e renda, surge o profissional catador, desde sua atuação individual até a sua organização em associações ou cooperativas de reciclagem. Após mais de uma década de sua formalização, não se tem um perfil deste profissional que atua diretamente com a gestão de resíduos. O objetivo deste artigo é descrever o perfil socioeconômico dos catadores da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Para o levantamento dos dados desta investigação, foi aplicada uma entrevista fechada com 50 catadores para construção do perfil socioeconômico. Realizou-se uma entrevista individual baseada no questionário socioeconômico segundo os parâmetros estabelecido por Behs. Os resultados apontam a feminização do trabalho, a precariedade na escolaridade, porém uma renda que possibilita a permanência destes trabalhadores nos galpões de reciclagem. O profissional catador não investe em formação ou qualificação do seu trabalho, entretanto mantém-se de maneira digna, com renda e possibilidade de atuação a partir dos valores construídos no cooperativismo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.