Experimentação da Intersetorialidade na Nutrição: potencialidades de Novas Tecituras Vivenciais no Fazer Profissional
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.36Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Educação Alimentar e nutricionalResumo
Introdução: A Saúde Pública requer da ciência da nutrição uma práxis que transponha o modelo biologicista tradicional de produzir saúde. Existem desafios em convergir às dimensões do contexto social, econômico e cultural das pessoas nos processos de produção de vida. Nesse sentido, a contribuição da nutrição à melhoria da saúde da população deve ser intersetorial. Assim, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) qualifica estrategicamente a Segurança Alimentar e Nutricional.
Objetivos: Descrever as experiências das acadêmicas de nutrição na realização de ações de EAN para adultos, adolescentes, gestantes e idosos em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Métodos: Postulou-se diagnóstico e reconhecimento do território, seguida da elaboração do plano de ações que foram realizadas regularmente em serviços vinculados as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Por fim o monitoramento e consequente avaliação.
Discussão: Efetivando o cuidar através da educação participativa e multidisciplinar em que usuários e profissionais vivenciam juntos para educar e promover saúde, vivenciou-se o papel da nutrição na saúde coletiva.
Conclusão: Existem grandes potencialidades no estabelecimento de pontes intersetoriais. A vulnerabilidade social mostrou-se relativa, e observou-se empoderamento entre os participantes. Fortalecemos a importância de ações preventivas em EAN, assim como agregar conhecimentos populares torna-se relevante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.