Aspectos Psicossociais do Câncer de Mama Feminino: Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.38Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Impacto Psicossocial, RevisãoResumo
Objetivo: analisar, na literatura brasileira, aspectos psicossociais do câncer de mama em mulheres.
Métodos: realizou-se uma revisão de literatura. Buscaram-se artigos disponíveis no SCIELO, LILACS e MEDLINE, utilizando as palavras-chave “psicologia”, “câncer de mama”, “neoplasia(s) mamária(s)”. A busca foi realizada em maio de 2016 e compreendeu publicações de janeiro de 2011 a dezembro de 2015.
Resultados: foi encontrado um total de 11.399 artigos. Após aplicação dos critérios de seleção, permaneceu para a avaliação um conjunto de 12 artigos. De modo geral, os aspectos psicossociais do câncer de mama encontrados foram estresse, apoio social, enfrentamento, qualidade de vida, sono, sintomas emocionais, sexualidade, reformulações dos projetos existenciais e reflexões sobre a morte e o morrer, os quais aparecem como mecanismo de risco e de proteção para o manejo do processo saúde-doença.
Conclusões: a presente revisão sumariza que a vivência do câncer de mama feminino é permeada por diversos aspectos psicossociais que geram impacto para a vida da mulher e de quem a circunda. Tais dados ressaltam a necessidade de uma assistência integral e humanizada voltada a este público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.