Aspectos Psicossociais do Câncer de Mama Feminino: Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.38Palabras clave:
Neoplasias da Mama, Impacto Psicossocial, RevisãoResumen
Objetivo: analisar, na literatura brasileira, aspectos psicossociais do câncer de mama em mulheres.
Métodos: realizou-se uma revisão de literatura. Buscaram-se artigos disponíveis no SCIELO, LILACS e MEDLINE, utilizando as palavras-chave “psicologia”, “câncer de mama”, “neoplasia(s) mamária(s)”. A busca foi realizada em maio de 2016 e compreendeu publicações de janeiro de 2011 a dezembro de 2015.
Resultados: foi encontrado um total de 11.399 artigos. Após aplicação dos critérios de seleção, permaneceu para a avaliação um conjunto de 12 artigos. De modo geral, os aspectos psicossociais do câncer de mama encontrados foram estresse, apoio social, enfrentamento, qualidade de vida, sono, sintomas emocionais, sexualidade, reformulações dos projetos existenciais e reflexões sobre a morte e o morrer, os quais aparecem como mecanismo de risco e de proteção para o manejo do processo saúde-doença.
Conclusões: a presente revisão sumariza que a vivência do câncer de mama feminino é permeada por diversos aspectos psicossociais que geram impacto para a vida da mulher e de quem a circunda. Tais dados ressaltam a necessidade de uma assistência integral e humanizada voltada a este público.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.