Reabilitação cardiopulmonar e metabólica, uma prática interdisciplinar para saúde e qualidade de vida: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2860Palavras-chave:
Reabilitação, Pesquisa Interdisciplinar, Qualidade de Vida, Insuficiência CardíacaResumo
Introdução: A Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), é caracterizada pela integração de intervenções, denominadas ações não farmacológicas, assegurando melhores condições físicas, psicológicas e sociais aos pacientes com doença cardiovascular, pulmonar e metabólica.
Objetivo: Descrever a RCPM enfatizando a atuação interdisciplinar, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Método: Propondo uma revisão de literatura, foi realizada nas bases de dados virtuais: PubMed, Portal Capes, Scielo, Bireme e Cochrane Library, uma busca por artigos científicos dos últimos dez anos, com os descritores: Reabilitação; qualidade de vida; pesquisa Interdisciplinar e insuficiência cardíaca.
Resultado: A RCPM possui quatro fases, objetivando o progresso gradual da recuperação da saúde do paciente. As principais indicações para RCPM são: coronariopatia, insuficiência cardíaca, pneumopatia crônica, hipertensão arterial sistêmica, síndromes metabólicas, entre outras. Logo, as contraindicações são: angina instável, tromboflebite, embolia recente, infecção sistêmica aguda, entre outros. A equipe interdisciplinar na RCPM é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas.
Conclusão: É necessário uma equipe multidisciplinar que trabalhe de forma interdisciplinar e coletiva, para potencializar os benefícios da reabilitação, podendo oferecer uma assistência diferenciada ao paciente e contribuir para melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.