A ambiência e sua influência no trabalho de equipes de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2880Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde da família, Avaliação em SaúdeResumo
Objetivo: Analisar se a ambiência é um indicador de prazer ou sofrimento para os profissionais de equipes de Saúde da Família e como influencia o cotidiano de trabalho.
Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa com a utilização da metodologia da Psicodinâmica do Trabalho, em que foi utilizado observação de campo e entrevistas coletivas em três unidades de saúde da família em Porto Alegre. A coleta dos dados foi realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 e participaram 68 sujeitos.
Resultados: A ambiência refere-se ao ambiente físico e tem sua importância pois tem se configurado um indicador de sofrimento, interferindo no cotidiano de trabalho de profissionais das equipes de Saúde da Família.
Conclusão: A ambiência permeia conflitos entre a equipe, interferindo diretamente no trabalho e no relacionamento entre os profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.