Percepção de gestantes primíparas quanto ao conhecimento prévio sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 1 ano
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2964Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, gestantes, estimulação precoceResumo
Contextualização: A mãe é a pessoa de maior contato com o bebê no início da vida, sendo importante que conheça as etapas maturativas e o processo de desenvolvimento psicomotor, principalmente no primeiro ano de vida.
Objetivo: Identificar se gestantes de primeiro filho conhecem previamente as etapas evolutivas pelas quais seu bebê passará, desde o nascimento até o primeiro ano de vida.
Método: O estudo classifica-se como de campo, exploratório descritivo, de caráter quantitativo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário autoaplicável semiestruturado com questões abertas e fechadas, respondido pelas gestantes primíparas que frequentavam os grupos de gestantes da rede pública de um município de pequeno porte do Vale do Taquari - RS, no período janeiro e fevereiro de 2013.
Resultados: Foram tabulados e analisados no programa Microsoft Excel e apresentados em forma de tabelas e gráficos, os quais demostraram que apenas 23% (7) das gestantes participantes possuem 50% ou mais de conhecimento quanto ao desenvolvimento psicomotor abordado na pesquisa e 77% (23) das gestantes obtiveram um resultado abaixo da média.
Conclusão: Os dados aqui apresentados evidenciam o desconhecimento de gestantes de primeiro filho sobre o conhecimento do desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 12 meses de idade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.