Síndrome de Burnout na Rede de Educação Pública Estadual de um município do RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3002Palavras-chave:
Professores, Síndrome de Burnout, Esgotamento profissionalResumo
Este estudo tem como objetivo compreender as causas dos adoecimentos de professores da rede pública da educação básica de um município no interior do Rio Grande do Sul. A Metodologia é um estudo exploratório descritivo, qualitativo, cujos dados foram coletados entre agosto e setembro de 2015, através de questionário realizados nas escolas. Os dados foram agrupados em três categorias, as quais representam as três dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. A inserção ao mercado de trabalho significa estar fazendo parte de uma classe privilegiada, que consegue passar por diversas formas sociais capitalistas que impõe um ritmo de competitividade, mesmo que essa sobrecarga no cotidiano do trabalhador lhe cause estresse, ansiedade e tantos outros sentimentos. Entre as situações do cotidiano escolar mais sginficativas, estão os relacionamentos entre professores e direções das escolas, conflitos entre alunos e professores, pais, e competições, entre colegas, por horários, melhores turmas, e tantos outros fatores. As competições fazem parte do desempenho e comprometimentos da vida diária do professor, tornando suscetíveis a desenvolver a Síndrome de Burnout. O estudo revela manifestação referente da Síndrome de Burnout entre os professores entrevistados e, principalmente, como estes sintomas se manifestam de acordo com as características individuais de cada professor. Estes resultados são discutidos no contexto deste trabalho. Ao términio deste estudo, esta pesquisa revela quais são as causas do adoecimento de professores da rede pública da educação de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam para: o estresse diário no ambiente de trabalho entre os diversos atores do cotidiano escolar (conflitos entre professores, direção, alunos e famílias), falta de recursos materiais nesses locais, baixos salários, poucas horas disponíveis de lazer, excesso de trabalho, deslocamento a ambientes escolares diferentes, e um alto grau de ansiedade despendida, semanalmente, aos vários papéis que o professor desenvolve durante o momento de “ser” professor na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.