Grupo de apoio psicológico a portadores da Síndrome Fibromialgia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3089Palavras-chave:
Fibromialgia, Grupo de Apoio, Terapias Cognitivo-comportamentaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar como foram estruturados os encontros e as técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante as sessões do Grupo de Apoio a Portadores da Síndrome Fibromialgia, em uma clínica universitária localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Ao todo, foram realizadas 20 sessões, distribuídas semanalmente durante o ano de 2015, com duração de aproximadamente 75 minutos, com participação média de 15 pessoas, o grupo era aberto e coordenado por dois estagiários de psicologia. Os encontros visavam produzir um espaço onde os participantes pudessem compartilhar suas experiências e desenvolver habilidades para enfrentar as dificuldades relacionadas a Síndrome Fibromialgia. Por meio da experiência, foi possível verificar distorções cognitivas e o quanto a crença de autoeficácia pode auxiliar no enfrentamento das dificuldades. Foi realizado revisão literária em relação a Fibromialgia, os métodos de tratamento em psicologia, aspectos psicológicos da Síndrome e o impacto psicossocial na vida dessas pessoas. Com a discussão buscou-se realizar um diálogo entre os aspectos encontrados na revisão de literatura com o relato de experiência, denunciando, dessa forma, como o apoio psicológico pode auxiliar na manutenção do bem-estar e qualidade de vida dos participantes do grupo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.