Grupo de apoio psicológico a portadores da Síndrome Fibromialgia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3089Palabras clave:
Fibromialgia, Grupo de Apoio, Terapias Cognitivo-comportamentaisResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar como foram estruturados os encontros e as técnicas cognitivo-comportamentais utilizadas durante as sessões do Grupo de Apoio a Portadores da Síndrome Fibromialgia, em uma clínica universitária localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Ao todo, foram realizadas 20 sessões, distribuídas semanalmente durante o ano de 2015, com duração de aproximadamente 75 minutos, com participação média de 15 pessoas, o grupo era aberto e coordenado por dois estagiários de psicologia. Os encontros visavam produzir um espaço onde os participantes pudessem compartilhar suas experiências e desenvolver habilidades para enfrentar as dificuldades relacionadas a Síndrome Fibromialgia. Por meio da experiência, foi possível verificar distorções cognitivas e o quanto a crença de autoeficácia pode auxiliar no enfrentamento das dificuldades. Foi realizado revisão literária em relação a Fibromialgia, os métodos de tratamento em psicologia, aspectos psicológicos da Síndrome e o impacto psicossocial na vida dessas pessoas. Com a discussão buscou-se realizar um diálogo entre os aspectos encontrados na revisão de literatura com o relato de experiência, denunciando, dessa forma, como o apoio psicológico pode auxiliar na manutenção do bem-estar e qualidade de vida dos participantes do grupo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.