A relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adolescentes e a procura pelas drogas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.3307Palavras-chave:
Adolescentes, TDAH, drogas, dependência químicaResumo
Objetivos: Definir a adolescência, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as drogas e a dependência química e verificar se este transtorno, em adolescentes, leva à procura pelas drogas.
Fontes de dados: A abordagem metodológica adotada foi bibliográfica, com consulta às bases de dados CAPES, PCM, SciELO e PePSIC, entre 2000 a 2015.
Síntese dos dados: Os artigos escolhidos abordam a correlação entre o TDAH em adolescentes e sua procura pelas drogas, levando a uma possível dependência química.
Conclusão: Sendo a adolescência um período de complexas mudanças, hormonais e psicológicas, conforme os resultados obtidos denota-se que indivíduos com comorbidades associadas ao TDAH têm maior propensão a fazer uso de drogas na vida adulta, processo que se inicia em períodos anteriores do desenvolvimento. Isso reitera a necessidade de mais pesquisas e a promoção de políticas públicas de prevenção às drogas e maior aprofundamento e discussão em relação ao TDAH. Estes conhecimentos poderão ser aplicados na vida profissional em diversas áreas, na fisiologia, na psicologia do desenvolvimento, na psicofarmacologia, entre outras, cabendo ao psicólogo dominar o assunto para auxiliar seus pacientes, promovendo melhor qualidade de vida para os mesmos, debatendo o TDAH e sua correlação com o uso de drogas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.