A relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adolescentes e a procura pelas drogas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.3307Palabras clave:
Adolescentes, TDAH, drogas, dependência químicaResumen
Objetivos: Definir a adolescência, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as drogas e a dependência química e verificar se este transtorno, em adolescentes, leva à procura pelas drogas.
Fontes de dados: A abordagem metodológica adotada foi bibliográfica, com consulta às bases de dados CAPES, PCM, SciELO e PePSIC, entre 2000 a 2015.
Síntese dos dados: Os artigos escolhidos abordam a correlação entre o TDAH em adolescentes e sua procura pelas drogas, levando a uma possível dependência química.
Conclusão: Sendo a adolescência um período de complexas mudanças, hormonais e psicológicas, conforme os resultados obtidos denota-se que indivíduos com comorbidades associadas ao TDAH têm maior propensão a fazer uso de drogas na vida adulta, processo que se inicia em períodos anteriores do desenvolvimento. Isso reitera a necessidade de mais pesquisas e a promoção de políticas públicas de prevenção às drogas e maior aprofundamento e discussão em relação ao TDAH. Estes conhecimentos poderão ser aplicados na vida profissional em diversas áreas, na fisiologia, na psicologia do desenvolvimento, na psicofarmacologia, entre outras, cabendo ao psicólogo dominar o assunto para auxiliar seus pacientes, promovendo melhor qualidade de vida para os mesmos, debatendo o TDAH e sua correlação com o uso de drogas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.