Consultoria interna em gestão de pessoas: a experiência em um hospital público universitário

Autores

  • Francielle Limberger Lenz Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Carla Woyciekoski Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Daniela Santos Turck Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.3437

Palavras-chave:

Consultoria Interna, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar uma experiência sobre a prática de Consultoria Interna em Gestão de Pessoas, realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, desde sua implantação até os desafios da implementação ao longo de mais de uma década. A função da consultoria é facilitar processos, desenvolver lideranças e equipes. O consultor interno realiza o diagnóstico das áreas clientes, assessora lideranças na tomada de decisões, divulga e implementa políticas e estratégias de Gestão de Pessoas. As análises e intervenções derivam da escuta de lideranças e equipes e dirigem-se à promoção do protagonismo dos sujeitos, convocando-os à análise do trabalho e à corresponsabilização pela construção de soluções. Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho de consultoria interna em gestão de pessoas de um hospital público e universitário. O relato é escrito a partir da síntese realizada por duas profissionais e pela chefia da equipe (autoras), considerando as experiências vivenciadas, a realização de entrevista com a coordenadora de Gestão de Pessoas e, ainda, a consulta aos relatórios anuais da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da instituição. Análise da experiência e considerações finais: a experiência da consultoria permite uma maior aproximação com as áreas clientes e o incentivo à gestão participativa. Os feedbacks das áreas clientes indicam qualificação da comunicação e trocas mais efetivas com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, contribuindo para o alinhamento das Políticas de Gestão de Pessoas às necessidades das áreas e da Instituição.

Biografia do Autor

Francielle Limberger Lenz, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Consultora Interna em Gestão de Pessoas, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Psicóloga (UNISC), Especialista em Atendimento Clínico, com ênfase em Psicanálise e Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

 

Carla Woyciekoski, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Consultora Interna em Gestão de Pessoas, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Psicóloga (UNISC), Especialista em Gestão em Saúde (Fundação Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ), Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS).

 

Daniela Santos Turck, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Chefe do Serviço de Desenvolvimento Organizacional, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Psicóloga (UFRGS), Especialista em Gestão de Projetos Sociais e Culturais (UFRGS) e Especialista em Gestão Hospitalar (FIOCRUZ).

 

Downloads

Publicado

2019-03-18

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência