Associação entre bruxismo e a qualidade do sono em policiais militares

Autores

  • Regis Reche Brigada Militar
  • Nidea Rita Michels Dick
  • Joséli do Nascimento Pinto Brigada Militar
  • Maximiliano Schunke Gomes -Professor Adjunto, Curso de Odontologia, Escola de Ciências da Saúde, PUCRS. - Oficial de Saúde, Centro Médico-Odontológico da Brigada Militar, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.3923

Palavras-chave:

Bruxismo, Estresse, sono

Resumo

O bruxismo é uma parafunção do sistema estomatognático, de etiologia multifatorial e alta prevalência, com consequências negativas para a saúde bucal.

Objetivo: avaliar a associação do bruxismo  com a qualidade do sono bem como a associação entre covariáveis odontológicas (desgastes dentários excessivos, maloclusões e perda dentária) com a qualidade do sono entre um grupo de policiais militares da Brigada Militar (BM).

Metodologia: estudo clinico com delineamento observacional transicional.

Resultados: As prevalências de bruxismo clínico e qualidade do sono ruim foram de 47,8% e 52,2%, respectivamente. Os modelos de regressão bivariados demonstraram que a presença de desgastes dentários excessivos (p=0,83), maloclusões (p=0,54), perda dentária (p=0,45), bruxismo autorrelatado (p=0,09) e bruxismo clínico (p=0,83) não estiveram associados com a qualidade do sono entre os participantes. Entre todas as covariáveis odontológicas analisadas, apenas a frequência de escovação <2x/dia (RP=2,00; IC 95%=1,32-3,04) esteve associada à pior qualidade do sono (p=0,001). Foi observada uma correlação significativa entre bruxismo clínico e bruxismo autorrelatado (r=0,58; p=0,004).

Conclusão: que o bruxismo clínico não esteve associado com a qualidade do sono, e os indivíduos que apresentaram bruxismo autorrelatado demonstraram uma tendência - ainda que estatisticamente não-significativa - de apresentar uma pior qualidade do sono.

 

 

Biografia do Autor

Regis Reche, Brigada Militar

Saúde, Odontologia

Nidea Rita Michels Dick

Saúde, Odontologia

Joséli do Nascimento Pinto, Brigada Militar

Saúde, Odontologia

Maximiliano Schunke Gomes, -Professor Adjunto, Curso de Odontologia, Escola de Ciências da Saúde, PUCRS. - Oficial de Saúde, Centro Médico-Odontológico da Brigada Militar, RS.

-Professor Adjunto, Curso de Odontologia, Escola de Ciências da Saúde, PUCRS- Oficial de Saúde, Centro Médico-Odontológico da Brigada Militar, RS

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais