Associação entre bruxismo e a qualidade do sono em policiais militares
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i1.3923Palabras clave:
Bruxismo, Estresse, sonoResumen
O bruxismo é uma parafunção do sistema estomatognático, de etiologia multifatorial e alta prevalência, com consequências negativas para a saúde bucal.
Objetivo: avaliar a associação do bruxismo com a qualidade do sono bem como a associação entre covariáveis odontológicas (desgastes dentários excessivos, maloclusões e perda dentária) com a qualidade do sono entre um grupo de policiais militares da Brigada Militar (BM).
Metodologia: estudo clinico com delineamento observacional transicional.
Resultados: As prevalências de bruxismo clínico e qualidade do sono ruim foram de 47,8% e 52,2%, respectivamente. Os modelos de regressão bivariados demonstraram que a presença de desgastes dentários excessivos (p=0,83), maloclusões (p=0,54), perda dentária (p=0,45), bruxismo autorrelatado (p=0,09) e bruxismo clínico (p=0,83) não estiveram associados com a qualidade do sono entre os participantes. Entre todas as covariáveis odontológicas analisadas, apenas a frequência de escovação <2x/dia (RP=2,00; IC 95%=1,32-3,04) esteve associada à pior qualidade do sono (p=0,001). Foi observada uma correlação significativa entre bruxismo clínico e bruxismo autorrelatado (r=0,58; p=0,004).
Conclusão: que o bruxismo clínico não esteve associado com a qualidade do sono, e os indivíduos que apresentaram bruxismo autorrelatado demonstraram uma tendência - ainda que estatisticamente não-significativa - de apresentar uma pior qualidade do sono.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.