Violência contra a mulher: ação clínica na prevenção em saúde

Autores

  • Ellen Fernanda Silva unicap
  • Suely Emilia Barros Santos Universidade de Pernambuco
  • Wanessa da Silva Gomes universidade de pernambuco
  • Ana Maria de Santana universidade de pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.3965

Palavras-chave:

Ação Clínica, Fenomenologia Existencial, Prevenção, Saúde, Violência Contra a Mulher

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a ação clínica de psicólogos voltada para a prevenção em saúde, ressaltando o fenômeno da violência contra a mulher. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com o uso da estratégia PICO. Inicialmente, apresentamos uma compreensão sobre o sentido da clínica na perspectiva fenomenológica existencial. Em seguida, informamos sobre prevenção em saúde no cerne da ação clínica psicológica voltada ao fenômeno da violência contra a mulher. Nessa perspectiva, ressaltamos a importância de repensar a prática psicológica em direção à prevenção de agravos ao sofrimento humano em situações de violência. A intervenção do psicólogo pode viabilizar o atendimento individual ou grupal às mulheres e aos seus familiares, no sentido de compreender e acolher o seu sofrimento e suas repercussões no viver cotidiano; bem como consolidar os laços sociais e comunitários.

Biografia do Autor

Ellen Fernanda Silva, unicap

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutorado em andamento pelo mesmo programa de Pós Graduação. Brasil.

Suely Emilia Barros Santos, Universidade de Pernambuco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).

Wanessa da Silva Gomes, universidade de pernambuco

Enfermeira, Doutoranda em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz  Pernambuco (Fiocruz - PE). Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).

Ana Maria de Santana, universidade de pernambuco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão