Violência contra a mulher: ação clínica na prevenção em saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.3965Palabras clave:
Ação Clínica, Fenomenologia Existencial, Prevenção, Saúde, Violência Contra a MulherResumen
Trata-se de um estudo sobre a ação clínica de psicólogos voltada para a prevenção em saúde, ressaltando o fenômeno da violência contra a mulher. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com o uso da estratégia PICO. Inicialmente, apresentamos uma compreensão sobre o sentido da clínica na perspectiva fenomenológica existencial. Em seguida, informamos sobre prevenção em saúde no cerne da ação clínica psicológica voltada ao fenômeno da violência contra a mulher. Nessa perspectiva, ressaltamos a importância de repensar a prática psicológica em direção à prevenção de agravos ao sofrimento humano em situações de violência. A intervenção do psicólogo pode viabilizar o atendimento individual ou grupal às mulheres e aos seus familiares, no sentido de compreender e acolher o seu sofrimento e suas repercussões no viver cotidiano; bem como consolidar os laços sociais e comunitários.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.