A Saúde Cardiovascular De Militares Instrutores De Tiro

Autores

  • Nidea Michels Dick Brigada Militar
  • Delmar Bizani Faculdades Integradas de Taquara
  • Joseli Nascimento Pinto Brigada Militar
  • Alexandre Ramos Lazzarotto La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.4010

Palavras-chave:

Fatores de Risco, Doenças Cardiovasculares, Policiais

Resumo

As doenças cardiovasculares têm sido consideradas um grande problema de saúde pública, causando grandes demandas e elevados custos na assistência médica hospitalar. Percebe-se, neste estudo, fatores de risco cardiovasculares em instrutores de tiro da Brigada Militar. A pesquisa, de caráter transversal, foi realizada por entrevista estruturada, avaliação hemodinâmica e exames laboratoriais conforme a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão. Na análise dos dados, utilizou-se teste estatístico por meio do Programa SPSS (Pacote Estatístico para as Ciências Sociais) considerando-se o p<0,05. O grupo foi constituído de 22 policiais militares instrutores de tiro, sendo predominante o sexo masculino. Houve a prevalência dos seguintes fatores de risco cardiovasculares: glicemia 3 (13,6%), colesterol total 8 (36,4%), índice de massa corporal total 20 (90,9%), low density lipoprotein 17 (77,3%), high density lipoprotein 7 (31,8%), álcool 15 (68,9%), tabagismo 2 (9,1%), pressão arterial sistólica 9 (41,0%), pressão arterial diastólica 6 (27,3%), nível de atividade física 9 (41,0%). Os dados chamam a atenção por se tratarem, principalmente, de profissionais da segurança pública, para o atendimento da sociedade.

Biografia do Autor

Nidea Michels Dick, Brigada Militar

1.Mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano- Centro Universitário  La Salle Canoas, RS; Oficial Major RR do Quadro de Saúde da Brigada Militar Militar-Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre-COREN RS: 22.215;Especialista em Segurança Pública do estado Democrático de Direito; Especialista em Enfermagem do Trabalho-CUSC ;Especialista em Enfermagem Pediátrica  pela Universidade  Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Administração Hospitalar – IACHS; Especialista em Licenciatura -UFRGS ; Enfermagem e Obstetrícia  - UFSC .Email:nidea.dick@gmail.com

 

Delmar Bizani, Faculdades Integradas de Taquara

Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ;Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas .

Joseli Nascimento Pinto, Brigada Militar

Mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano (Centro Universitário La Salle, Canoas, RS); Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, Porto Alegre, RS); Especialista em Saúde do Trabalhador (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS); Docente no Centro Universitário na Graduação  de Enfermagem. Cenecista de Osório- RS. Bacharel em Enfermagem pela UFRGS. E-mail : joselinascimento@hotmail.com

 

Alexandre Ramos Lazzarotto, La Salle

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ;Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ;Graduação em Educação Física  Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. 

Downloads

Publicado

2019-03-18

Edição

Seção

Artigos Originais