A Saúde Cardiovascular De Militares Instrutores De Tiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.4010Palavras-chave:
Fatores de Risco, Doenças Cardiovasculares, PoliciaisResumo
As doenças cardiovasculares têm sido consideradas um grande problema de saúde pública, causando grandes demandas e elevados custos na assistência médica hospitalar. Percebe-se, neste estudo, fatores de risco cardiovasculares em instrutores de tiro da Brigada Militar. A pesquisa, de caráter transversal, foi realizada por entrevista estruturada, avaliação hemodinâmica e exames laboratoriais conforme a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão. Na análise dos dados, utilizou-se teste estatístico por meio do Programa SPSS (Pacote Estatístico para as Ciências Sociais) considerando-se o p<0,05. O grupo foi constituído de 22 policiais militares instrutores de tiro, sendo predominante o sexo masculino. Houve a prevalência dos seguintes fatores de risco cardiovasculares: glicemia 3 (13,6%), colesterol total 8 (36,4%), índice de massa corporal total 20 (90,9%), low density lipoprotein 17 (77,3%), high density lipoprotein 7 (31,8%), álcool 15 (68,9%), tabagismo 2 (9,1%), pressão arterial sistólica 9 (41,0%), pressão arterial diastólica 6 (27,3%), nível de atividade física 9 (41,0%). Os dados chamam a atenção por se tratarem, principalmente, de profissionais da segurança pública, para o atendimento da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.