A prática da psicologia em um centro de atenção psicossocial: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.4720Palavras-chave:
Prática Psicológica, Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, CAPS, Apoio MatricialResumo
A saúde mental pode ser definida como um equilíbrio cognitivo-emocional dos sujeitos. O movimento da Reforma Psiquiátrica trouxe a possibilidade de novas formas de intervenções em saúde mental a sujeitos com algum tipo de patologia psíquica. Dessa forma, surgiram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Esse artigo refere-se a um relato de experiência desenvolvido em uma prática da psicologia em um CAPS. A presente pesquisa teve como objetivos identificar quais mudanças a reforma psiquiátrica trouxe para a prática psicológica e compreender o papel do psicólogo no CAPS da cidade de Teresina-PI. O método para este relato baseou-se em estudos teóricos, documentos oficiais, observação participante e experiência pessoal para relatar a cronologia do planejamento e desenvolvimento das ações que foram realizadas na unidade. Os resultados possibilitaram compreender a atuação do psicólogo diante das atividades realizadas na instituição, como oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, matriciamentos, passeios em grupo e triagens, compreendendo as competências e habilidades teóricas e técnicas necessárias para o desempenho ético e eficaz da profissão, com base nas mudanças ofertadas perante a reforma psiquiátrica. Conclui-se que as novas práticas implantadas na rede de saúde mental ofertam em um maior cuidado e uma autonomia dos usuários, possibilitando o protagonismo diante de suas vivências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.