A escuta ativa como estratégia de humanização da assistência em saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i2.4732Palavras-chave:
Violência, Enfermagem, Assistência em Saúde, HumanizaçãoResumo
Objetivo: Relatar a experiência da assistência em saúde prestada a pacientes vítimas e/ou agressores da violência urbana, no cuidado hospitalar.
Métodos: Trata-se de relato de experiência da assistência em saúde prestada aos jovens, vítimas ou agressores, da violência urbana no cuidado hospitalar.
Resultados: Essa interação profissional-usuário por meio do acolhimento e escuta ativa demonstrou que a assistência em saúde, além de realizar procedimentos técnicos e utilizar recursos de alta tecnologia, tem o desafio de diminuir a distância entre o profissional e o paciente na perspectiva de tornar a assistência de saúde integral e humanizada.
Conclusão: A partir da experiência vivenciada foi possível perceber que a assistência profissional precisa considerar os aspectos singulares da história de vida do paciente. Esse entendimento impacta no modo como a assistência de saúde é prestada pelos profissionais, exigindo que práticas e estratégias escolhidas se diversifiquem e possam ultrapassar a abordagem biomédica para um modelo biopsicossocial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.