Percepções da Atuação Fisioterapêutica na Saúde do Homem: Revisão integrativa

Autores

  • Maria Bethânia Tomaschewski Bueno
  • Bruna de Magalhães Rombaldi Mestre em Ciências da Reabilitação pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil. Docente no curso de Graduação em Fisioterapia, na Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.4798

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Fisioterapia, Atenção à Saúde

Resumo

Introdução: A área da fisioterapia não possui uma especialidade direcionada a saúde do homem, no entanto, as contribuições dessa área são contextualizadas dentro das suas especialidades de manejo nos âmbitos da prevenção, promoção e reabilitação.

Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar por meio da literatura, em que área na saúde do homem a atuação fisioterapêutica tem contribuído.

Metodologia: A metodologia foi a de revisão integrativa de artigos no idioma português, sem a delimitação do período de publicação, nas bases de dados SciELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES, com os descritores sintéticos: “Saúde do Homem”, “Fisioterapia”, “Saúde” e “Homem”.

Resultados: Foi encontrado o total de 764 documentos, mas apenas três artigos foram selecionados. Os artigos resultantes eram ligados aos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP), atribuídos a Incontinência Urinária e a Prostatectomia Radical. E as principais condutas da fisioterapia nessas questões são os exercícios para o assoalho pélvico, o Biofeedback e a Eletroestimulação.

Conclusões: De acordo com os resultados desta pesquisa, foi possível identificar que a atuação da fisioterapia na saúde do homem se concentra em cuidados da região pélvica. Ainda que, o número de artigos selecionados nesta revisão foi diminuído, os mesmos evidenciaram que a atuação fisioterapêutica é eficaz e possui impacto positivo referente ao profissional e paciente.

Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Acadêmica do curso de Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão