Percepções da Atuação Fisioterapêutica na Saúde do Homem: Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.4798Palavras-chave:
Saúde do Homem, Fisioterapia, Atenção à SaúdeResumo
Introdução: A área da fisioterapia não possui uma especialidade direcionada a saúde do homem, no entanto, as contribuições dessa área são contextualizadas dentro das suas especialidades de manejo nos âmbitos da prevenção, promoção e reabilitação.
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar por meio da literatura, em que área na saúde do homem a atuação fisioterapêutica tem contribuído.
Metodologia: A metodologia foi a de revisão integrativa de artigos no idioma português, sem a delimitação do período de publicação, nas bases de dados SciELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES, com os descritores sintéticos: “Saúde do Homem”, “Fisioterapia”, “Saúde” e “Homem”.
Resultados: Foi encontrado o total de 764 documentos, mas apenas três artigos foram selecionados. Os artigos resultantes eram ligados aos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP), atribuídos a Incontinência Urinária e a Prostatectomia Radical. E as principais condutas da fisioterapia nessas questões são os exercícios para o assoalho pélvico, o Biofeedback e a Eletroestimulação.
Conclusões: De acordo com os resultados desta pesquisa, foi possível identificar que a atuação da fisioterapia na saúde do homem se concentra em cuidados da região pélvica. Ainda que, o número de artigos selecionados nesta revisão foi diminuído, os mesmos evidenciaram que a atuação fisioterapêutica é eficaz e possui impacto positivo referente ao profissional e paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.