Percepções da Atuação Fisioterapêutica na Saúde do Homem: Revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.4798Palabras clave:
Saúde do Homem, Fisioterapia, Atenção à SaúdeResumen
Introdução: A área da fisioterapia não possui uma especialidade direcionada a saúde do homem, no entanto, as contribuições dessa área são contextualizadas dentro das suas especialidades de manejo nos âmbitos da prevenção, promoção e reabilitação.
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar por meio da literatura, em que área na saúde do homem a atuação fisioterapêutica tem contribuído.
Metodologia: A metodologia foi a de revisão integrativa de artigos no idioma português, sem a delimitação do período de publicação, nas bases de dados SciELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES, com os descritores sintéticos: “Saúde do Homem”, “Fisioterapia”, “Saúde” e “Homem”.
Resultados: Foi encontrado o total de 764 documentos, mas apenas três artigos foram selecionados. Os artigos resultantes eram ligados aos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP), atribuídos a Incontinência Urinária e a Prostatectomia Radical. E as principais condutas da fisioterapia nessas questões são os exercícios para o assoalho pélvico, o Biofeedback e a Eletroestimulação.
Conclusões: De acordo com os resultados desta pesquisa, foi possível identificar que a atuação da fisioterapia na saúde do homem se concentra em cuidados da região pélvica. Ainda que, o número de artigos selecionados nesta revisão foi diminuído, os mesmos evidenciaram que a atuação fisioterapêutica é eficaz e possui impacto positivo referente ao profissional e paciente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.