Percepção do perfil de liderança do nutricionista gestor em unidades de alimentação e nutrição

Autores

  • Juliana Sartor Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Márcia Keller Alves Faculdade Nossa Senhora de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.4888

Palavras-chave:

Nutricionista Gestor, Restaurantes Industriais, Liderança

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos nutricionistas gestores de Unidades de Alimentação e Nutrição Terceirizadas a respeito de seu perfil de liderança e seu poder de liderança em relação aos seus liderados.

Materiais e Métodos: Estudo descritivo, do qual participaram 45 colaboradores e 18 nutricionistas de oito restaurantes industriais de uma empresa de refeições coletivas. Para a coleta de dados foram utilizados questionários que foram aplicados à equipe operacional dos restaurantes e aos nutricionistas gestores. A caracterização da população estudada foi feita através de banco de dados do setor de Recursos Humanos da empresa. Os dados foram analisados descritivamente e os resultados foram apresentados através de suas frequências.

Resultados: A maior parte dos colaboradores entrevistados perceberam que seus nutricionistas gestores possuem as características de liderança. Das avaliações dos nutricionistas em torno do seu perfil de liderança, treze demonstraram ser bons líderes, quatro nutricionistas foram classificados como líder à vista e um nutricionista demonstrou grande potencial para ser desenvolvido como liderança.

Conclusão: A maioria dos nutricionistas gestores avaliados nessa pesquisa possuíam características de liderança e essas características são percebidas pelos seus liderados (chefes de cozinha, cozinheiros, auxiliares de cozinha e auxiliares de serviço) de forma clara.

Biografia do Autor

Juliana Sartor, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Curso de Pós Graduação em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário na Produção de Alimentos

Márcia Keller Alves, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Curso de Pós Graduação em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário na Produção de Alimentos

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos Originais