Educação alimentar e nutricional para adolescentes: O protagonismo como estratégia para práticas alimentares saudáveis
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5053Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Adolescência, Autonomia Alimentar, ProtagonismoResumo
Introdução: Considerando a escola e a família como fortes influências no comportamento alimentar do adolescente, ressalta-se a importância de atividades educativas que conduzam à prática alimentar adequada incentivando escolhas convenientes à saúde.
Objetivo: Promover a autonomia nas escolhas alimentares a partir da reflexão dos benefícios que a alimentação saudável pode causar.
Metodologia: Inspirada no Arco de Maguerez, a intervenção consistiu em cinco encontros realizados em uma escola do Vale dos Sinos. As atividades foram ministradas por alunas do curso de nutrição por meio de aulas expositivas e dialogadas. Foram utilizados cartazes, vídeo e atividades de recorte e colagem como material de apoio pedagógico. Dentre os temas abordados estão os Dez passos para uma alimentação saudável e o impacto da alimentação para células do organismo humano.
Resultados: No decorrer das intervenções, foi possível constatar que na medida em que os adolescentes se apropriavam dos conteúdos abordados, passaram a exercer a autonomia de suas escolhas, refletindo positivamente nos seus comportamentos alimentares.
Conclusão: Destacou-se o protagonismo como ferramenta fundamental para a autonomia do adolescente em fazer escolhas alimentares mais saudáveis, favorecendo a promoção da saúde e a qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.