Educação alimentar e nutricional para adolescentes: O protagonismo como estratégia para práticas alimentares saudáveis
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5053Palabras clave:
Educação Alimentar e Nutricional, Adolescência, Autonomia Alimentar, ProtagonismoResumen
Introdução: Considerando a escola e a família como fortes influências no comportamento alimentar do adolescente, ressalta-se a importância de atividades educativas que conduzam à prática alimentar adequada incentivando escolhas convenientes à saúde.
Objetivo: Promover a autonomia nas escolhas alimentares a partir da reflexão dos benefícios que a alimentação saudável pode causar.
Metodologia: Inspirada no Arco de Maguerez, a intervenção consistiu em cinco encontros realizados em uma escola do Vale dos Sinos. As atividades foram ministradas por alunas do curso de nutrição por meio de aulas expositivas e dialogadas. Foram utilizados cartazes, vídeo e atividades de recorte e colagem como material de apoio pedagógico. Dentre os temas abordados estão os Dez passos para uma alimentação saudável e o impacto da alimentação para células do organismo humano.
Resultados: No decorrer das intervenções, foi possível constatar que na medida em que os adolescentes se apropriavam dos conteúdos abordados, passaram a exercer a autonomia de suas escolhas, refletindo positivamente nos seus comportamentos alimentares.
Conclusão: Destacou-se o protagonismo como ferramenta fundamental para a autonomia do adolescente em fazer escolhas alimentares mais saudáveis, favorecendo a promoção da saúde e a qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.