Amido resistente: alternativa de alimento funcional para a homeostase da glicose, redução do perfil lipídico e modulação da microbiota intestinal

Autores

  • Andressa Neuhaus Ferronatto UNISINOS
  • Rochele Rossi
  • Fernanda Cappellari

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5180

Palavras-chave:

Amido Resistente, Ingrediente Funcional, Saciedade, Homeostase da Glicose, Microbiota Intestinal

Resumo

Introdução: O amido resistente (AR) é uma fibra solúvel não viscosa e fermentável, definida como a porção de amido que não pode ser digerida por amilases do intestino delgado e, ao chegar no cólon intestinal é fermentado pela microbiota intestinal. Possui propriedades funcionais devido aos seus impactos na glicemia, perfil lipídico, aumento da saciedade e saúde gastrointestinal.

Objetivo: compilar estudos que apontam os efeitos do amido resistente no organismo, discutindo os diferentes resultados obtidos sobre o AR nos ensaios clínicos e pré-clínicos, demonstrando seu impacto na saúde humana.

Materiais e métodos: foram reunidos 30 artigos científicos, entre eles, estudos clínicos, experimentais e revisões literárias, a partir das bases de dados PubMed, Scielo, Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico e ScienceDirect, tendo como critério de busca artigos que foram publicados a partir do ano de 2013.

Resultados: foram encontrados impactos da ingestão de amido resistente na redução da resposta glicêmica, perda de peso vinculada ao aumento da saciedade, melhora do perfil lipídico e melhora da microbiota intestinal devido ao seu potencial em aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) como um prebiótico.

Conclusões: conclui-se que o amido resistente possui implicações fisiológicas e metabólicas no organismo humano, podendo ser amplamente utilizado como um ingrediente funcional.

Biografia do Autor

Andressa Neuhaus Ferronatto, UNISINOS

Nutricionista Mestranda em Nutrição e Alimentos Laboratório de Biotecnologia no Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde (itt Nutrifor) / UNISINOS

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos de Revisão