Intervenções de educação alimentar e nutricional para mulheres adultas que frequentam um espaço de dança em Esteio/RS: relato de experiência.

Vanessa Backes, Júlia Helena Schuh, Andréia Dias Oliveira, Marla Dapper Rocha

Resumo


Introdução: Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem auxiliar indivíduos na construção de novos conhecimentos, orientando-os a uma prática favorável de comportamentos preventivos. Objetivo: Elaborar ações de educação alimentar para mulheres adultas que participam de aulas de dança em um espaço na cidade de Esteio/RS, apresentando oficinas como estratégia de intervenção nutricional e propondo novas experiências alimentares. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência. A população do estudo constituiu-se por 12 mulheres com idade entre 30 e 60 anos. Ocorreram quatro encontros, um de diagnóstico, e nos outros desenvolveram-se as intervenções de EAN; a primeira baseou-se nos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, a segunda foi apresentado e explicado as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e por último desenvolveu-se preparações culinárias práticas do cotidiano. Resultados: As participantes manifestaram interesse e impressionaram-se com as PANC. Identificou-se curiosidade e conhecimento sobre assuntos relativos à nutrição, tendência de mudança do comportamento alimentar e avaliações positivas das intervenções. Conclusões: A EAN é um método muito utilizado e com desfechos majoritariamente positivos quando relacionados à promoção de saúde. No presente estudo pode-se afirmar que os resultados encontrados responderam positivamente ao objetivo do estudo.


Palavras-chave


Educação Alimentar e Nutricional; Mulheres; Saúde do Adulto; Comportamento Alimentar; Consumo Alimentar; Relato Experiência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5451

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000