Intervenções de educação alimentar e nutricional para mulheres adultas que frequentam um espaço de dança em Esteio/RS: relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5451Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Mulheres, Saúde do Adulto, Comportamento Alimentar, Consumo Alimentar, Relato ExperiênciaResumo
Introdução: Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem auxiliar indivíduos na construção de novos conhecimentos, orientando-os a uma prática favorável de comportamentos preventivos.
Objetivo: Elaborar ações de educação alimentar para mulheres adultas que participam de aulas de dança em um espaço na cidade de Esteio/RS, apresentando oficinas como estratégia de intervenção nutricional e propondo novas experiências alimentares.
Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência. A população do estudo constituiu-se por 12 mulheres com idade entre 30 e 60 anos. Ocorreram quatro encontros, um de diagnóstico, e nos outros desenvolveram-se as intervenções de EAN; a primeira baseou-se nos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, a segunda foi apresentado e explicado as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e por último desenvolveu-se preparações culinárias práticas do cotidiano.
Resultados: As participantes manifestaram interesse e impressionaram-se com as PANC. Identificou-se curiosidade e conhecimento sobre assuntos relativos à nutrição, tendência de mudança do comportamento alimentar e avaliações positivas das intervenções.
Conclusões: A EAN é um método muito utilizado e com desfechos majoritariamente positivos quando relacionados à promoção de saúde. No presente estudo pode-se afirmar que os resultados encontrados responderam positivamente ao objetivo do estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.