Intervenções de educação alimentar e nutricional para mulheres adultas que frequentam um espaço de dança em Esteio/RS: relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5451Palabras clave:
Educação Alimentar e Nutricional, Mulheres, Saúde do Adulto, Comportamento Alimentar, Consumo Alimentar, Relato ExperiênciaResumen
Introdução: Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem auxiliar indivíduos na construção de novos conhecimentos, orientando-os a uma prática favorável de comportamentos preventivos.
Objetivo: Elaborar ações de educação alimentar para mulheres adultas que participam de aulas de dança em um espaço na cidade de Esteio/RS, apresentando oficinas como estratégia de intervenção nutricional e propondo novas experiências alimentares.
Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência. A população do estudo constituiu-se por 12 mulheres com idade entre 30 e 60 anos. Ocorreram quatro encontros, um de diagnóstico, e nos outros desenvolveram-se as intervenções de EAN; a primeira baseou-se nos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, a segunda foi apresentado e explicado as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e por último desenvolveu-se preparações culinárias práticas do cotidiano.
Resultados: As participantes manifestaram interesse e impressionaram-se com as PANC. Identificou-se curiosidade e conhecimento sobre assuntos relativos à nutrição, tendência de mudança do comportamento alimentar e avaliações positivas das intervenções.
Conclusões: A EAN é um método muito utilizado e com desfechos majoritariamente positivos quando relacionados à promoção de saúde. No presente estudo pode-se afirmar que os resultados encontrados responderam positivamente ao objetivo do estudo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.