Comparação do desenvolvimento motor de crianças de 06 a 10 anos que participam de um projeto social e de crianças que não participam, na cidade de Porto Alegre, RS

Autores

  • Samuel Bombardelli Sottili Universidade La Salle
  • José Augusto Ayres Florentino Universidade La Salle
  • Adriana Marques Toigo Unilasalle-Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.5537

Palavras-chave:

Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade, Vulnerabilidade Social, Oficinas Esportivas

Resumo

Introdução: Os projetos sociais servem para tirar da rua crianças que nas horas vagas estariam em situações vulneráveis, propiciando as mais diversas atividades que ajudarão a desenvolver capacidades motoras, sociais e cognitivas.

Objetivo: Verificar o desenvolvimento motor de alunos com idades entre 6 a 10 anos, participantes de um projeto social situado na cidade de Porto Alegre, RS, comparando-as com crianças que não faziam parte do referido projeto e também não praticavam nenhuma atividade extraescolar.

Método: A amostra foi composta por 39 indivíduos, os quais foram divididos em dois grupos: o que participou do projeto há, no mínimo 4 meses e no máximo 3 anos (G1; n = 13), e o que não participou do projeto, mas cujos indivíduos estudavam em uma escola da mesma região (G2; n = 26). Foram aplicados os testes de escala de desenvolvimento motor (EDM) de Francisco Rosa Neto em ambos os grupos, com o intuito de avaliar se as crianças estão com a idade psicomotora de acordo com sua faixa etária.

Resultados e conclusões: As diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas para o (QMG), tendo o G1 obtido escore de normal médio e o G2, de normal baixo. No QM1 (motricidade fina), houve diferenças estatisticamente significativas e o G1 obteve escore normal médio, e as do G2 apresentaram escore normal baixo. O mesmo ocorreu com as variáveis QM2 e QM3. No QM2 (motricidade global), o G1 apresentou resultado normal alto e o G2, normal baixo; no QM3 (equilíbrio), o G1 obteve escore normal médio e o G2, normal baixo. Nas demais variáveis, houve diferenças entre os grupos, mas estas não foram estatisticamente significantes.

Biografia do Autor

Samuel Bombardelli Sottili, Universidade La Salle

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade La Salle (2019).

José Augusto Ayres Florentino, Universidade La Salle

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor da Universidade La Salle.  Publicou 14 artigos em periódicos arbitrados e 4 capítulos de livro sobre Educação. Orientou 10 trabalhos de conclusão de curso de especialização e 30 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 47 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e mais de 100 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos Originais