Peso ao nascer associado a fatores maternos/obstétricos e neonatais

Autores

  • Gabriela Vieira Rolim de Sousa Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH). Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, Bairro D. Expedito Lopes, 359, Sobral-CE, Telefone: (88)31123500, e-mail: gabivs99@hotmail.com
  • Francisco Carlos de Oliveira Santos Junior Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)
  • Maria Vitoria Evangelista Benevides Cavalcante Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)
  • Ives Ribeiro Ponte Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)
  • Camila Galdino Sales Sousa Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)
  • Leonardo Sales Ribeiro Silva Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5595

Palavras-chave:

Baixo Peso ao Nascer, Nascidos Vivos, Saúde Materno-infantil

Resumo

Objetivo: O peso ao nascer é um parâmetro usado, em todo o mundo, para avaliar as condições de saúde do recém-nascido. Com isso, o estudo objetivou analisar a associação entre o peso ao nascer e as variáveis maternas e obstétricas em um centro de saúde da família do interior do estado do Ceará-Brasil.

Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo e retrospectivo utilizando dados secundários a partir de prontuários de gestantes atendidas em um centro de saúde da família. Os dados analisados foram datados no ano de 2016 e 2017. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1.878.614).

Resultados: Foram atendidas um total de 64 gestantes durante o período de estudo. O peso dos nascidos variou de 750g a 4.664g. Houve um predomínio de crianças com peso normal nascidos de mães com idade entre 21-30 anos (42,18%). As mulheres com companheiro (casadas, união estável) foram registradas maiores taxas com filhos de peso normal (56,25%). Com relação ao número de consultas pré-natal, aquelas com realizaram 7 ou mais consultas obtiveram melhores resultados para o peso normal (67,18%). Predominou crianças com peso normal ao nascer (60,93%) de gestações à termo, de 37 a 41 semanas de duração.

Conclusão: Considerando o baixo peso ao nascer um parâmetro perigoso e problemático no cenário atual, é importante que haja fortalecimento dos cuidados pré-natais e perinatais para prevenir e intervir, de forma eficaz, em resultados desfavoráveis para mãe e filho.

Biografia do Autor

Gabriela Vieira Rolim de Sousa, Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH). Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, Bairro D. Expedito Lopes, 359, Sobral-CE, Telefone: (88)31123500, e-mail: gabivs99@hotmail.com

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH).

Francisco Carlos de Oliveira Santos Junior, Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Maria Vitoria Evangelista Benevides Cavalcante, Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Ives Ribeiro Ponte, Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Camila Galdino Sales Sousa, Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Leonardo Sales Ribeiro Silva, Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Maria Auxiliadora Silva Oliveira, Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA, integrante da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia (LAEH)

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos Originais