Peso ao nascer associado a fatores maternos/obstétricos e neonatais
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5595Palavras-chave:
Baixo Peso ao Nascer, Nascidos Vivos, Saúde Materno-infantilResumo
Objetivo: O peso ao nascer é um parâmetro usado, em todo o mundo, para avaliar as condições de saúde do recém-nascido. Com isso, o estudo objetivou analisar a associação entre o peso ao nascer e as variáveis maternas e obstétricas em um centro de saúde da família do interior do estado do Ceará-Brasil.
Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo e retrospectivo utilizando dados secundários a partir de prontuários de gestantes atendidas em um centro de saúde da família. Os dados analisados foram datados no ano de 2016 e 2017. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1.878.614).
Resultados: Foram atendidas um total de 64 gestantes durante o período de estudo. O peso dos nascidos variou de 750g a 4.664g. Houve um predomínio de crianças com peso normal nascidos de mães com idade entre 21-30 anos (42,18%). As mulheres com companheiro (casadas, união estável) foram registradas maiores taxas com filhos de peso normal (56,25%). Com relação ao número de consultas pré-natal, aquelas com realizaram 7 ou mais consultas obtiveram melhores resultados para o peso normal (67,18%). Predominou crianças com peso normal ao nascer (60,93%) de gestações à termo, de 37 a 41 semanas de duração.
Conclusão: Considerando o baixo peso ao nascer um parâmetro perigoso e problemático no cenário atual, é importante que haja fortalecimento dos cuidados pré-natais e perinatais para prevenir e intervir, de forma eficaz, em resultados desfavoráveis para mãe e filho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.