Peso ao nascer associado a fatores maternos/obstétricos e neonatais
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5595Palabras clave:
Baixo Peso ao Nascer, Nascidos Vivos, Saúde Materno-infantilResumen
Objetivo: O peso ao nascer é um parâmetro usado, em todo o mundo, para avaliar as condições de saúde do recém-nascido. Com isso, o estudo objetivou analisar a associação entre o peso ao nascer e as variáveis maternas e obstétricas em um centro de saúde da família do interior do estado do Ceará-Brasil.
Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo e retrospectivo utilizando dados secundários a partir de prontuários de gestantes atendidas em um centro de saúde da família. Os dados analisados foram datados no ano de 2016 e 2017. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1.878.614).
Resultados: Foram atendidas um total de 64 gestantes durante o período de estudo. O peso dos nascidos variou de 750g a 4.664g. Houve um predomínio de crianças com peso normal nascidos de mães com idade entre 21-30 anos (42,18%). As mulheres com companheiro (casadas, união estável) foram registradas maiores taxas com filhos de peso normal (56,25%). Com relação ao número de consultas pré-natal, aquelas com realizaram 7 ou mais consultas obtiveram melhores resultados para o peso normal (67,18%). Predominou crianças com peso normal ao nascer (60,93%) de gestações à termo, de 37 a 41 semanas de duração.
Conclusão: Considerando o baixo peso ao nascer um parâmetro perigoso e problemático no cenário atual, é importante que haja fortalecimento dos cuidados pré-natais e perinatais para prevenir e intervir, de forma eficaz, em resultados desfavoráveis para mãe e filho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.