Características gestacionais e estado nutricional de mulheres no último trimestre de gravidez e no pós-parto imediato
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i1.5909Palavras-chave:
Gestantes, Estado Nutricional, Ganho de pesoResumo
Objetivo: Investigar as características gestacionais e o estado nutricional de mulheres no último trimestre de gravidez e no pós-parto imediato.
Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, quantitativo com abordagem descritiva, no período de outubro de 2010 a março de 2011, na Maternidade Escola Assis Chateaubrian (MEAC), em Fortaleza-Ceará. Foram selecionadas aleatoriamente para participar da pesquisa 223 puérperas adultas. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, sendo investigados os seguintes grupos de variáveis hierarquizadas: dados socioeconômicos e demográficos, gestacionais e nutricionais. Os dados univariados foram analisados de forma descritiva usando-se as frequências (absolutas e percentuais) e as medidas paramétricas (média e desvio padrão).
Resultados: A proporção geral de puérperas jovens 114 (51,1%), com idade entre 19 e 24 anos. Verificou-se que a maioria das mães 117 (52,5%) era multípara. Em relação ao pré-natal, quase todas as puérperas 222 (99,6%) afirmaram ter realizado pelo menos uma consulta. O estado nutricional das mães antes da gestação, determinado pelo IMC, mostra que predominou a eutrofia 168 (75,3%).
Conclusões: Um acompanhamento eficiente do ganho de peso durante a gestação e o atendimento nutricional pode evitar possíveis excesso ou déficit de peso ao final da gestação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.