Características gestacionais e estado nutricional de mulheres no último trimestre de gravidez e no pós-parto imediato

Rafaella Maria Monteiro Sampaio, Brena Keila Oliveira Aguiar, Aliny Lima Jerônimo, Francisco José Maia Pinto

Resumo


Objetivo: Investigar as características gestacionais e o estado nutricional de mulheres no último trimestre de gravidez e no pós-parto imediato.

Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, quantitativo com abordagem descritiva, no período de outubro de 2010 a março de 2011, na Maternidade Escola Assis Chateaubrian (MEAC), em Fortaleza-Ceará. Foram selecionadas aleatoriamente para participar da pesquisa 223 puérperas adultas. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, sendo investigados os seguintes grupos de variáveis hierarquizadas: dados socioeconômicos e demográficos, gestacionais e nutricionais. Os dados univariados foram analisados de forma descritiva usando-se as frequências (absolutas e percentuais) e as medidas paramétricas (média e desvio padrão).

Resultados: A proporção geral de puérperas jovens 114 (51,1%), com idade entre 19 e 24 anos. Verificou-se que a maioria das mães 117 (52,5%) era multípara. Em relação ao pré-natal, quase todas as puérperas 222 (99,6%) afirmaram ter realizado pelo menos uma consulta. O estado nutricional das mães antes da gestação, determinado pelo IMC, mostra que predominou a eutrofia 168 (75,3%).

Conclusões: Um acompanhamento eficiente do ganho de peso durante a gestação e o atendimento nutricional pode evitar possíveis excesso ou déficit de peso ao final da gestação.


Palavras-chave


Gestantes; Estado Nutricional; Ganho de peso

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i1.5909

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000