Variáveis sociodemográficas como fatores intervenientes na motivação, autoestima e insatisfação corporal de idosas praticantes de hidroginástica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6021Palavras-chave:
Envelhecimento, Motivação, Atividade motora, Psicologia do esporteResumo
Objetivo: comparar a motivação, autoestima e insatisfação corporal de idosas praticantes de hidroginástica em função das variáveis sociodemográficas.
Materiais e métodos: pesquisa transversal a qual participaram 70 idosas, que responderam a escalas de Autoestima de Rosemberg e Silhueta de Stunkard e o Exercise Motivation Inventory-2. Os dados foram analisados por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, “U” de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05).
Resultados: As idosas mais jovens apresentaram maior autoestima do que as mais velhas. As que não possuem companheiro são mais motivadas para a prevenção de doenças, aparência física e controle do estresse em detrimento às idosas com companheiro. As com renda mensal de até dois salários mínimos e as aposentadas apresentaram escore superior em todos os fatores de motivação. As idosas com ensino fundamental completo são mais motivadas para condição física, controle do peso, aparência física e diversão do que as com ensino fundamental incompleto e médio completo.
Conclusão: Concluiu-se que o estado conjugal, renda mensal e escolaridade são fatores intervenientes na motivação para o exercício das idosas, enquanto a idade demonstrou ser interveniente na autoestima.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.