Doenças e situações de vulnerabilidade das mulheres no contexto rural: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6063

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Área Rural, Vulnerabilidade, Saúde

Resumo

Objetivo: identificar as doenças e situações de vulnerabilidade mais prevalentes, com maior impacto à saúde da mulher no contexto rural.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram selecionadas 32 publicações das plataformas SciELO, LILACS e PubMed, no período de maio a junho de 2018.

Resultados e Discussão: dos artigos selecionados 71,86% são artigos estrangeiros. A maior parte dos artigos têm sua publicação concentrada nos anos de 2016, 2014 e 2015, somando 59,37%, mais da metade dos trabalhos selecionados.

Conclusão: Embora, existam diferenças no contexto rural, muitas das doenças vivenciadas pelas mulheres do urbano também aparecem entre as rurais.  Porém a acessibilidade e a baixa escolaridade são grande diferenciais entre as mulheres urbano/rural, o que reafirma a importância da elaboração de estratégias de melhoramento das condições de vida da mulher rural.

Biografia do Autor

Samanta Andresa Richter, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestra em Desenvolvimento Regional pelo (PPGDR-FACCAT). Doutoranda em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança pelo (PPGPSC-PUCRS)

Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Doutor em História pela UNISINOS. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FACCAT)

Downloads

Publicado

2021-03-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão