Características sociodemográficas, estilo de vida e qualidade de vida de participantes de um projeto público de atividades físicas em João Pessoa-PB

Autores

  • Mônica Jane Cabral da Silva Departamento de Educação Física (DEF)/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB, Brasil
  • Jorge Luiz de Brito Gomes 2Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco; Laboratório de Estudos e Pesquisa em Genética e Exercício, Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco; Petrolina – Pernambuco, Brasil
  • Tarciano Ricardo Holanda Leite Departamento de Educação Física (DEF)/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB, Brasil
  • Leonardo dos Santos Oliveira Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Londrina - Paraná, Brasil.
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Laboratório de Pesquisa Corpo e Cultura do Movimento. Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Natal – Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Laboratório de História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade; Departamento de Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Rinaldo Silvino dos Santos Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB; Laboratório de Avaliação da Performance Humana, Escola Superior de Educação Física/ UPE, Recife – Pernambuco, Brasil.
  • Aline de Freitas Brito Escola Superior de Educação Física/ UPE

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6111

Palavras-chave:

Atividade Motora, Pessoal de Saúde, Idoso, Política de Saúde

Resumo

Introdução: Uma importante parcela da população pessoense é fisicamente inativa. Em adição, poucas informações sociodemográficas, do estilo e da qualidade de vida (QV) estão disponíveis acerca dos participantes de programas públicos de atividade física (AF) no Brasil, especialmente, em João Pessoa-PB.

Objetivo: Descrever características sociodemográficas, do estilo de vida e de doenças crônicas de iniciantes no projeto “João Pessoa Vida Saudável” (JPVS) e a QV deles após um ano de intervenção.

Métodos: 105 iniciantes no projeto JPVS responderam questionários referentes a aspectos sociodemográficos, de estilo de vida e de doenças crônicas. Ao final de um ano de intervenção, aspectos da QV de 55 participantes remanescentes foram analisados.

Resultados: Dos iniciantes, 91% eram mulheres, 47% casados e 59% cursaram o ensino médio ou superior. Quanto ao estilo de vida, destaca-se 68% de insuficiência na prática de AF, mas, baixas frequências de tabagismo e etilismo. 71% dos participantes relatou preocupação com dor/desconforto físico, contudo, 67% referiu estar satisfeito com a saúde e 75% com a QV ao final de um ano de intervenção.

Conclusão: Os achados alertam a população sobre hábitos saudáveis de vida e fornecem direções para gestores e profissionais da saúde no desenvolvimento de programas públicos de promoção da AF.

Biografia do Autor

Aline de Freitas Brito, Escola Superior de Educação Física/ UPE

Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB; Laboratório de Avaliação da Performance Humana

Downloads

Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Artigos Originais