Características sociodemográficas, estilo de vida e qualidade de vida de participantes de um projeto público de atividades físicas em João Pessoa-PB
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6111Palabras clave:
Atividade Motora, Pessoal de Saúde, Idoso, Política de SaúdeResumen
Introdução: Uma importante parcela da população pessoense é fisicamente inativa. Em adição, poucas informações sociodemográficas, do estilo e da qualidade de vida (QV) estão disponíveis acerca dos participantes de programas públicos de atividade física (AF) no Brasil, especialmente, em João Pessoa-PB.
Objetivo: Descrever características sociodemográficas, do estilo de vida e de doenças crônicas de iniciantes no projeto “João Pessoa Vida Saudável” (JPVS) e a QV deles após um ano de intervenção.
Métodos: 105 iniciantes no projeto JPVS responderam questionários referentes a aspectos sociodemográficos, de estilo de vida e de doenças crônicas. Ao final de um ano de intervenção, aspectos da QV de 55 participantes remanescentes foram analisados.
Resultados: Dos iniciantes, 91% eram mulheres, 47% casados e 59% cursaram o ensino médio ou superior. Quanto ao estilo de vida, destaca-se 68% de insuficiência na prática de AF, mas, baixas frequências de tabagismo e etilismo. 71% dos participantes relatou preocupação com dor/desconforto físico, contudo, 67% referiu estar satisfeito com a saúde e 75% com a QV ao final de um ano de intervenção.
Conclusão: Os achados alertam a população sobre hábitos saudáveis de vida e fornecem direções para gestores e profissionais da saúde no desenvolvimento de programas públicos de promoção da AF.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.