Prevalência de constipação intestinal na Síndrome de Down e associação com problemas de comportamento

Autores

  • Aline A. Lando Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil
  • Marina M. da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil
  • Denise Campos-Pozzi Faculdade Anhanguera de Campinas, Campinas, Brasil
  • Gisela R.F. Salerno Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil
  • Silvana M. Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6207

Palavras-chave:

Constipação Intestinal, Síndrome de Down, Gastroenterologia

Resumo

Objetivo: Investigar hábitos intestinais de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down (SD) para identificação da prevalência de constipação intestinal e analisar possíveis relações entre constipação e problemas de comportamento.

Métodos: Estudo descritivo, exploratório e comparativo. Participaram 130 pessoas com diagnóstico médico de SD, idades entre sete meses e 50 anos, sem cardiopatias não corrigidas ou doenças intestinais. A avaliação foi realizada com um questionário sobre hábitos intestinais, criado a partir dos Critérios de Roma IV e das recomendações fornecidas pela Organização Mundial de Gastroenterologia e outras Associações Médicas Norte-americanas e Europeias, Escala de Bristol e Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ).

Resultados: Verificou-se 43 participantes constipados (33,1%). A prevalência por faixa etária foi 47% (0-35 meses), 40% (3-5 anos), 22% (6-11 anos), 28% (12-19 anos) e 17% (> 20 anos), sem diferenças em função do sexo. Os participantes constipados obtiveram escores mais elevados para Hiperatividade, bem como maior frequência de escores desviantes para Problemas de Conduta e Problemas Totais.

Conclusões: A constipação intestinal dentre as pessoas com SD apresentou maior prevalência nos participantes mais novos. A maior presença de problemas de comportamento dentre os constipados sugere que o funcionamento intestinal está relacionado com as dificuldades comportamentais.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos Originais