Prevalência de constipação intestinal na Síndrome de Down e associação com problemas de comportamento
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6207Palabras clave:
Constipação Intestinal, Síndrome de Down, GastroenterologiaResumen
Objetivo: Investigar hábitos intestinais de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down (SD) para identificação da prevalência de constipação intestinal e analisar possíveis relações entre constipação e problemas de comportamento.
Métodos: Estudo descritivo, exploratório e comparativo. Participaram 130 pessoas com diagnóstico médico de SD, idades entre sete meses e 50 anos, sem cardiopatias não corrigidas ou doenças intestinais. A avaliação foi realizada com um questionário sobre hábitos intestinais, criado a partir dos Critérios de Roma IV e das recomendações fornecidas pela Organização Mundial de Gastroenterologia e outras Associações Médicas Norte-americanas e Europeias, Escala de Bristol e Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ).
Resultados: Verificou-se 43 participantes constipados (33,1%). A prevalência por faixa etária foi 47% (0-35 meses), 40% (3-5 anos), 22% (6-11 anos), 28% (12-19 anos) e 17% (> 20 anos), sem diferenças em função do sexo. Os participantes constipados obtiveram escores mais elevados para Hiperatividade, bem como maior frequência de escores desviantes para Problemas de Conduta e Problemas Totais.
Conclusões: A constipação intestinal dentre as pessoas com SD apresentou maior prevalência nos participantes mais novos. A maior presença de problemas de comportamento dentre os constipados sugere que o funcionamento intestinal está relacionado com as dificuldades comportamentais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.