Associação entre as variáveis individuais e ambientais do contexto escolar com a aptidão cardiorrespiratória de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6224

Palavras-chave:

Meio Ambiente Construído, Aptidão Física, Atividade Motora, Educação Física e Treinamento, Adolescente

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi identificar as associações das variáveis individuais e ambientais do contexto escolar com a aptidão cardiorrespiratória de adolescentes.

Métodos: Estudo do tipo associativo, com abordagem quantitativa e corte transversal. Foi selecionada uma amostra de escolares do ensino médio da zona sul de Porto Alegre/RS. Foi avaliada a aptidão cardiorrespiratória, um conjunto de variáveis sobre o comportamento ativo e práticas esportivas (variáveis individuais) e a quantidade e qualidade da estrutura física da escola. Foram realizadas estatísticas descritivas, de variância e de associação. Para todas as análises se levou em consideração um nível de significância de 5%.

Resultados: Fizeram parte da amostra 236 adolescentes (38,1 % meninas). Os resultados indicaram um baixo desempenho no teste de corrida/caminhada de seis minutos em ambos os sexos. A análise de associação mostrou que a variável categórica sexo, participação na educação física, atividade física fora da escola e ter quadra poliesportiva na escola se associaram com a aptidão cardiorrespiratória (contínua).

Conclusão: O presente estudo evidencia baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória dos jovens, sugerindo a importância da aula de educação física no ensino médio, da estrutura da escola e da pratica regular de atividade física nos tempos livres como importantes preditores à saúde.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais